quarta-feira, 27 de novembro de 2013

STF decide sobre poupança dos planos Collor, Cruzado e Bresser

Começou nesta quarta-feira, 26/11 a análise do Supremo Tribunal Federal sobre a questão da poupança dos planos Collor 1 e 2, Bresser, Verão e Cruzado. São mais de 395 mil ações na justiça relacionadas ao caso. Os poupadores da época lutam para receber mais de 8 bilhões de reais segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - o IDEC.

A decisão provavelmente não sairá ainda em 2013, mas é um grande passo em um debate jurídico que existe há décadas. O pagamento imediato, infelizmente para os poupadores também não será executado. Há uma divergência de valores enorme já que o Banco Central alega que, no caso de derrota dos bancos, haverá prejuízo para estes de 149 bilhões de reais.

Uma retração deste tamanho poderia significar redução da atividade econômica e impacto no emprego e na renda. Tomara que este número de R$ 149 bilhões seja mesmo um exagero, ainda mais comparado com os R$ 8 bilhões citados pelo IDEC.

As divergências em torno da correção das cadernetas de poupança envolvem a data de aplicação dos índices estabelecidos por cada um dos planos. No Plano Verão por exemplo, a diferença passa dos 20%.

Vamos acompanhar.

Fontes: Estadão Economia e G1 Economia

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Renda Passiva: O Objetivo Final

Renda Passiva é o objetivo da formação de patrimônio para o investidor chegar à independência financeira e consequentemente à uma aposentadoria tranquila


A estrada a ser percorrida para a renda passiva, é longa mas vale a pena
Sempre que se fala em investimentos, muitos pensam que o foco do investidor é apenas guardar dinheiro sem um objetivo definido. Ou então, pensam em um objetivo limitado como a compra de um carro, uma viagem ou a compra de um imóvel.

Porém, o conceito de investir para formar patrimônio é muito mais amplo. Ele remete à independência financeira.

A grande motivação é investir com consciência, com regularidade e, comprar ativos de qualidade. O fim da jornada é a possibilidade de usar estes ativos para receber renda passiva no futuro e ter uma aposentadoria tranquila.

domingo, 10 de novembro de 2013

O Que é Aluguel de Ações


Investidores em renda variável tem uma ótima opção para remunerar sua carteira de ações através do aluguel de ações.


O Aluguel de Ações também é conhecido como Empréstimo de Ações. Esse tipo de operação consiste em ceder temporariamente suas ações para que outro investidor as utilize para fazer transações de curto prazo.



Alugar Ações Para Operar Vendido


A maioria das pessoas entende o trade apenas como a operação de comprar por um preço e vender mais caro. Também é possível fazer a operação inversa, vender por um preço e recomprar por um valor menor, obtendo ganho da mesma forma. Isso é conhecido como trade de venda ou operação vendida.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

7 Motivos Para um Novato Não Fazer Daytrade


Entenda porque investidores que estão começando na bolsa deveriam evitar fazer operações de daytrade


Logo que um investidor novato chega na bolsa, com aquela ansiedade de ganhar dinheiro, ele acaba descobrindo o daytrade. Essa é uma operação que é aberta e fechada no mesmo dia, podendo durar horas ou até mesmo minutos.

O daytrade costuma ser muito procurado pelos novatos porque a operação é encerrada em prazo muitíssimo curto. Desta forma, não é preciso esperar muito para verificar o resultado, seja lucro ou prejuízo.

Novatos não costumam ter a paciência necessária para prosperar nos investimentos e conduzidos por uma fantasia de ficar rico rápido, correm atrás dos daytrades para realizar seus sonhos.

Atenção, este não é um artigo contra as operações de daytrade e muito menos contra a atividade de daytrader. Mas sim, um alerta para os novatos que ainda não estão preparados tecnicamente e nem psicologicamente para tal.

Portanto, investidores iniciantes tem bons motivos para se afastar das operações de daytrade. Veja: