Você sabia que há uma forma simples de remunerar sua carteira de investimentos utilizando uma operação simples com derivativos chamados Opções?
O que são opções?
Uma opção de um ativo adjacente será ou o direito de comprar (opção de compra) OU o direito de vender (opção de venda) o ativo em questão por um determinado preço e dentro de um determinado período de tempo no futuro.
Vamos usar uma analogia com imóveis para exemplificar:
Imagine que você vai comprar um apartamento, mas não tem o dinheiro para agora, somente para daqui 1 mês. Mas você não quer perder a oportunidade porque adorou a localização, o espaço etc. Você então pode combinar com o proprietário o seguinte:
- "Vou deixar um cheque de 3.000 reais com você para segurar apartamento para mim e assim, não vender para mais ninguém. Se daqui 60 dias eu não voltar para comprá-lo, você fica liberado para vender.
Porém, quando eu voltar para fecharmos o negócio, você me venderá o apartamento pelo preço que anunciou hoje".
Neste caso, o vendedor do apartamento tem a garantia que o imóvel está "vendido". Caso o comprador desista, esse vendedor não ficará no prejuízo por "segurar à tôa" o imóvel. Ele receberá um prêmio por isso, os 3 mil reais.
Na bolsa, existe funcionamento semelhante entre opções e ações. Uma pessoa pode comprar, por exemplo, 100 opções por R$80,00 lhe concedendo o direito de comprar 100 ações por, digamos, R$2700,00.
Esse comprador das opções, paga esse prêmio de 80 reais para não precisar desembolsar os 2700 reais hoje.
Entretanto, o custo total será maior, de 2780,00 (preço das ações + prêmio).
O que acontece na bolsa, é que no final do prazo, essas ações podem estar valendo mais, menos ou a mesma coisa que hoje. Digamos que ela tenham caído e agora valem 2.000 reais. Dessa forma, o comprador não irá exercer o seu direito de comprar.
Afinal, está mais barato no mercado... Então, neste caso, o dono daquelas ações não precisará vender suas ações e ainda ficará com o prêmio pago.
Afinal, está mais barato no mercado... Então, neste caso, o dono daquelas ações não precisará vender suas ações e ainda ficará com o prêmio pago.
A Venda Coberta
Chamamos de Venda Coberta (VC para os íntimos) a operação de venda das opções com objetivo de ganhar o prêmio sem "entregar" suas ações. Diferente do que é ensinado por aí, de forma equivocada, o dono das ações NÃO tem a intenção de se desfazer de suas ações. É uma operação ideal para aquele que é sócio de empresas e deseja se manter desta forma.
O sócio de uma empresa que possui liquidez em opções, vende esses derivativos com um lastro grande, isto é, vende opções que dão o direito de quem as adquiriu de comprar suas ações por 10, 15% mais caro. Como na enorme maioria das vezes a ação não subirá tanto dentro daquele prazo, a opção irá morrer sem valor e o dono das ações ficará com o prêmio para ele. Assim como o vendedor do apartamento no exemplo anterior...
Tal operação é muito simples, não requer tempo como pode ser visto no video abaixo e principalmente:
se for feita utilizando um método tranquilo, ela poderá se controlada com facilidade e cancelada no meio do caminho se necessário.
Óbvio que, como qualquer operação, ela possui risco. A boa notícia é que ele é totalmente calculado por você e, como ela necessita da garantia que são as próprias ações, mesmo que TUDO dê errado, você NUNCA sai quebrado, ou seja, nesta operação NÃO há como sair DEVENDO dinheiro.
Utilizando uma metodologia simples, é possível fazer venda coberta para remunerar sua carteira aumentando o poder dos juros compostos. Esse prêmio que você ganha deve ser usado para comprar mais ações. Desta forma, conforme o tempo passa, sua carteira de investimento cresce mais rápido.
Digamos que você aporte 1.000 reais por mês nos seus investimentos. Então, você faz uma venda coberta de opções e ganha 100 reais. Junte esse valor ao seu aporte mensal, e terão aumentando em 10% o seu poder de investir naquele mês. Imagine se no longo prazo você fizer isso na maioria das vezes. Os juros compostos serão potencializados.
Método Bastter Blue
Maurício Hissa, o Bastter, reconhecido como o melhor educador financeiro de 2013 e maior referência em opções no Brasil, criou um método simples para operar venda coberta. Atualmente, esse método é ensinado por Carlos Magno - autor aqui do Aprendiz do Mercado e consultor do portal Bastter.com
A próxima turma do Curso de Venda Coberta será ONLINE!
Investidores de qualquer lugar do mundo poderão aprender a utilizar o método Bastter Blue da Venda Coberta sem precisar sair de casa.
Será dia 22 de Fevereiro de 2014, de 09 às 12hs. Clique aqui para se inscrever!