domingo, 25 de dezembro de 2011

Quantas Ordens Você Executou?

Seguindo com mais um post com clima de final de ano. Sugiro uma reflexão dos leitores: quanto você gastou com corretagens este ano?

Claro que muitos dirão que a corretagem faz parte, afinal foi isso que a corretora lhe disse. "Opere, opere, cada vez mais, para que você tenha mais chances de ganhar, a corretagem faz parte do negócio". Será?

Sem citar nomes de ativos, tivemos este ano (como sempre) alguns papéis que se valorizaram bastante rendendo um bom lucro para que os comprou no início do ano e (considerando ser um trade) resolveu realizar os lucros neste Natal. Poucas ordens não drenaram os ganhos de quem usou uma estratégia em que seguir a tendência foi o forte no lugar de ficar comprando e vendendo todo dia ou várias vezes no dia.

Independente de qualquer estratégia ou se você saiu no lucro esse ano ou não, fica a questão: você faz ideia de quanto gastou em corretagens este ano (nem estou citando IR, emolumentos, taxa de registro.. apenas corretagens).

O interessante disso é o seguinte:
Digamos que o investidor goste de daytrades por exemplo, e faz umas 2 operações deste tipo por dia em média, o que seria até um número baixo já que muitas vezes um daytrader chega a fazer muito mais do que isso em um único dia. Agora consideremos 252 dias úteis, dos quais alguns ele não opere porque estava de férias, porque o dia estava fraco ou porque teve que fazer outras coisas. Vamos colocar uns 200 dias de operação:

Ordens executadas por dia = 4 (2 daytrades dando 2 compras e 2 vendas)
Número de dias = 200
Total do ano = 800 ordens executadas

Considerando uma média de 10,00 reais por ordem executada em média = 8.000 reais de custo somente em corretagens.

Esses números irão variar de pessoa para pessoa, principalmente pelo quanto cada um opera e pelo preço da corretagem praticado pela corretora de cada um. Mas é uma base para a refletir: será que vale à pena operar feito louco, todo dia, toda hora, ainda mais por impulso?

Neste exemplo, a melhor pergunta que fica é, quantas ações de boas empresas daria para comprar com R$8.000 (mais ou menos) ?

Portanto, no novo ano que está entrando, pense duas vezes antes de dar o próximo "executar ordem".


sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal 2011 !!

Edição: Luis A. Carvalho


Para quem perdeu essa, a formação começou com esta história: De R$ 5,24 a 0,68 centavos em 3 dias!

domingo, 18 de dezembro de 2011

A Equivocada Regra dos 100

Antes de tudo, que fique claro que o uso da palavra equivocada no título é por minha conta, já que escrevo baseado na minha opinião particular.

Essa "Regra dos 100" é famosa, ela afirma que você deve investir em renda variável um percentual que seja o resultado da conta '100 - sua idade'. Ou seja, para um investidor com 30 anos ele deverá investir no máximo 70% de seu patrimônio em renda variável, com 40, esse número cai para 60% e assim por diante.

Desta forma, a regra faz com que o investidor reduza cada vez mais seu patrimônio em ações conforme fica mais velho.

Mas isso por si só é um grande equívoco pois não faz sentido criar fórmulas estáticas para investir. Toda e qualquer regra que não leve em conta o perfil e a realidade de cada um tende a ser perda de tempo.

Se o investidor está começando na bolsa e ainda tem pouco conhecimento, seria interessante que
ele começasse devagar, colocando pouco capital no início e aumentando conforme ele se sinta mais confortável até chegar na proporção que deseja para sua carteira. Dessa forma, mesmo que ele tenha 18 anos, não necessariamente ele começaria com 82% do capital em ações, talvez ele começasse com menos da metade até chegar ao seu objetivo.

Um outro cenário é aquele em que o investidor resolve dividir seu patrimônio em, por exemplo, 50% de renda fixa e 50% de renda variável e mantém assim a vida inteira, bastando comprar mais, com dinheiro novo, aquilo que estiver em menor proporção sem ficar transferindo de um para o outro.

Novo exemplo, pensemos que, quando iniciamos o investimento em algumas empresas sólidas, podemos ir aumentando as posições lentamente, digamos um pouco a cada mês enquanto continuamos mantendo um capital em renda fixa para os casos de emergência.

Depois de anos, desde que o investidor reaplique em renda variável os proventos recebidos pelas suas ações e estas continuem em empresas sólidas, o seu capital investido é totalmente retornado, e mesmo que ele tenha que vender suas ações, ele já não fica mais no prejuízo. Se ele não fica mais no prejuízo, então aquele capital para emergências pode ser capturado de suas ações. Isto é, não seria loucura nenhuma depois de décadas o investidor ter seu patrimônio em proporções acima de 80% em ações. Aí a regra de diminuir posições em bolsa conforme se fica mais velho é executada exatamente ao contrário.

Esta Regra dos 100 exclui as pessoas da terceira idade da bolsa. Será que um investidor com 80 anos e milhões de patrimônio tem mesmo que se preocupar em ter apenas 20% em bolsa ? Afinal, quanto mais tempo envolvido com investimentos e quanto mais tempo de estudo, mais ele poderia manter percentualmente em renda variável ou em renda fixa ou em imóveis ou seja lá naquilo que ele quiser investir.

Portanto, cuidado com regras estáticas. Faça seu plano de acordo com seu perfil e estude sempre.



domingo, 11 de dezembro de 2011

Ficar Líquido?

Muita gente fala que é ideal ficar líquido quando a situação na bolsa não está 'confortável'. Ou seja, o investidor que não opera vendido, decide tirar o dinheiro da renda variável quando acontecem crises para voltar mais tarde quando os preços estiverem mais baixos (ou não) mas com viés de alta novamente.

Para estas pessoas, enquanto a bolsa está desabando, o feliz (incauto) investidor precisa que seu dinheiro esteja protegido (?) na renda fixa.

Uma pena que aqueles que concordem plenamente com essa estratégia não demonstram ter realmente considerado os prós e contras disso. E transmitem a frase "estou líquido, tirei tudo da bolsa quando começou a cair, depois eu volto quando melhorar" como se isso fosse a coisa mais inteligente e mais fácil do mundo.

Talvez possa até funcionar para
pequenos patrimônios. Por exemplo, 20 mil reais de patrimônio divididos em 5 mil na poupança para emergências e os outros 15 mil distribuídos em ações de diferentes empresas. Em um ano altista, o capital na renda variável de 15 passa para 20 mil.

Daí então, de alguma forma o investidor percebe que a bolsa está começando a entrar em um ciclo baixista, e uma crise se inicia. Como várias pessoas recomendam, ele retira os 20 mil, coloca tudo na poupança, que passa ser agora um pouco mais que 25 mil e espera tal crise passar.

Depois da tempestade de alguns meses ele volta para a bolsa com seus 20 mil, ou até todos os 25 mil e recompra aquelas ações que tinha a preços mais atraentes, para pegar novo ciclo de alta e assim sucessivamente.

Uma pena que isso só funciona no mundo da fantasia.

Isso tudo é muito fácil colocar no papel, mas na prática só se toma a decisão de cair fora por causa da crise depois que se está no meio dela. Isso porque, mesmo quando as cotações começam a cair semana após semana, o investidor adia a decisão de cair fora, pois ele sempre acha que aquilo é uma queda passageira. Ele só decide sair depois que se está no fundo e ele nem sabe. Isso leva a grande maioria das pessoas a venderem no fundo

Da mesma forma, a hora de voltar para a bolsa também é sempre adiada por medo do risco, por medo de que ainda irá cair mais. Afinal, é duro comprar ações que estão caindo muito... Então o investidor vai adiando a compra até que, quando decide comprar, já está próximo do topo (mesmo sem saber).

Está formado o ciclo compra no topo e venda no fundo. Isso se deve pelo simples fato de tentar prever o futuro e tentar ser mais esperto que o mercado "ficando líquido" - Ta caindo, vou ficar líquido e comprar tudo mais barato depois.

O maior problema é que, esta é uma forma disfarçada de dar dinheiro para o sistema:

Pensemos em patrimônios maiores em ações, digamos meio milhão. Só um ingênuo ou descuidado para achar que é fácil girar 500 mil reais para lá e para cá. Ainda que ele saia bem perto do topo e volte próximo ao fundo se mostrando um exímio operador, estará praticamente perdendo tempo e dinheiro.

Veja a sequencia:

1 - Compra 300 mil reais em ações, depois de 2 anos de boa alta vê o patrimônio se tornar 500 mil.

2 - Percebe uma crise quando a carteira está em torno de 400 mil, então vende tudo e vai para a renda fixa.

3 - Ao vender, teve lucro de 100 mil.

  • Paga IR de 15% sobre esse valor, 15 mil reais.

4 - Com os 375 mil, compra títulos públicos mantendo-se na renda fixa durante uma crise, digamos 1 ano.

5 - Percebe que a coisa tá melhorando e quer voltar para a bolsa. Nesse momento, sua carteira de títulos que tenham rentabilidade real (já descontada inflação) em torno de 5% a.a. estará valendo aproximadamente 393 mil.

  • Lucro nos títulos = 393.000 - 375.000 = 18 mil reais.
  • Paga 22,5% de IR sobre tal lucro = 4050 reais de imposto.
  • Valor da carteira atual = 393000 - 4.050 = 388.950 reais

Só nesse pequeno giro, pagou 19.050 reais de imposto de renda, sem contar taxas...

Veja que no início do ciclo, ele tinha 300 mil, ficou 2 anos na bolsa e 1 ano no tesouro direto. Agora ele está com 388 mil (arrendondados) 3 anos depois. Ele está com a carteira 29% mais valorizada no período. Só que, 300 mil corrigidos por uma inflação na casa de 6% a.a. resulta em 356 mil.

Como ele está com 388 mil, nesses 3 anos o capital cresceu 8,98% de taxa real (388 - 356 = 32 mil nominalmente). Se considerarmos que esse investidor poderia ter saído ainda mais tarde da bolsa e não ter voltado necessariamente no fundo, essa conta pode ficar empatada ou negativa, o que acredito ser o mais provável.

Não parece ser algo inteligente, em um único giro, pagar praticamente 20 mil de impostos e taxas para obter rentabilidade real menor que 10%. Não seria muito melhor deixar as ações quietas e a crise passar, sendo que durante todo o tempo posicionado não pagará impostos e ainda receberá dividendos para fazer o que quiser, inclusive comprar mais ações ?

Ainda que você queira se beneficiar da crise e comprar mais barato, não precisa ser com o capital das ações que você já tem. Se está em um período baixista, deixe essas ações quietas e aproveite para comprar novas ações com dinheiro novo que entrar de suas fontes de renda.

Portanto, essa história de ficar líquido só vai fazer seu dinheiro sair pelo ralo.


segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Grandes Frases de Sardinhas


Com a contribuição do povo do facebook, seguem as mais variadas frases citadas por sardinhas por toda a internet e fora dela. Obrigado galera, suas contribuições resultaram nisso:


1 - Vou comprar porque o primo do amigo do paciente da minha mae disse que vai subir!

2 - Vai foguete!

3 - Tirem as ordens de venda! Vamos deixar o book limpo

4 - Vai bombar !!! O analista la do forum garantiu...

5 - O cara que
me disse tinha profissional no nick...

6 - Meu amigo falou que vai bombar e já comprei um caminhão...

7 - Ásia fechou azul, hoje é Ibov lá nas alturas

8 - Os gringos estão socando, vou vender tudo a descoberto agora.

9 - Quando o indice fecha em numero par, e a lua eh cheia...

10 - Agora sim aprendi, nunca mais faço essa merda. Daqui pra frente (quer dizer, depois q eu zerar essa parada) como canta Robertão "Tu-do se-rá di-fe-reeeente"

11 - Vendi opçoes no after, amanhã é lucro certo

12 - Vou recuperar o prejuizo que tive em Mafrig na Milk11

13 - Amanhã recupera tudo !!!

14 - Stop é para os fracos

15 - tirem as ordens do book de venda pra deixar o papiro voar"

16 - Stopar? Agora? Nãããão "Só (mais) esta vez"...

17 - Está de grátis !!!

18 - Se voltar pro Break Even, nunca mais faço essa d novo

19 - vamos mostrar pros tubas quem manda aqui somos nós...olha la o Morgan já se fu... kkkkk como são burros...

20 - Ih, Voltou pro Break Even (O.º) ...eammm Bom, já q já voltou pra q parar agora né mesmo?

21 - RALLY DE NATAL!!!!

22 - Olhem o saldo das corretoras

23 - Não tem como dar errado!

24 - O valor de mercado de algumas chegam perto da Apple

25 - O legal é o rompeu 23,25 agora projeta 23, 29

26 - Não pode ser, não pode ser, não pode ser, esse mercado é doido, não sabe o q tá fazendo. Vou fechar o monitor e qdo voltar ele já vai ter recobrado o juízo...

27 - Fundo duplo no gráfico de 15 segundos. Olha o fibão! Vai foguetar!!! Eu avisei!!!

28 - ‎...não recobrou Ok ok talvez ele (o mercado) precise d mais 1 tempo, quem sabe 1 ou 2 dias, 1 semana talvez...

29 - Mercado bombando: "Toma Ursadaaaaa! É Nóis Chupaaaaa"

30 - 55 mil pontos é o divisor de águas

31 - Mercado caindo: "Toma bando d chifrudo! É nóis Chupaaaa!"

32 - Os títulos da Inepar vão ser trocados pela dívida fiscal

33 - Ta caindo mas tou tranquilo pq ta caindo para subir, é só realização saudavel para aliviar os indicadores...

34 - Continua caindo mas continuo tranquilo, porque quanto mais cair, mais vai subir depois, é uma mola

35 - Mercadinho estranho, continua caindo

36 - Estou no papel ainda, virei investidor

37 - Não perdi nada, não vendi ainda!!!

38 - Eu não realizo prejuízo!

39 - Estou líquido.

40 - Papel caiu 5% amanha recupera certeza!! vou entrar pesado (no mercado fracionado)

41 - Alvo de lucro? Isso é pra quem pensa pequeno, tá caindo? Vou segurar essa até falir. A gente tem d recomprar qdo o papel fale?

42 - Agora a empresa reestruturou, vai subir sem parar!

43 - É marcação! É comigo, só pode ser... Agora tb num saio dessa posição, mercado tem d aprender c/quem tá lhe dando ...E vc tá me olhando pq c/essa camisa-de-força?

44 - Agora q eu vendi, sobe!

45 - AERUS tem 5 bilhões pra receber, só tonto acha que vão deixar a Varig quebrar...quem quiser vende pra mim...depois eu vendo de volta nos 20

46 - A empresa vai sair da falência, o processo está concluído para o juiz!

47 - Petro descobriu mais um poço, vou encher os cartucho

48 - TELB vai ser a genitora da banda larga do país todinho, sabe quanto ela vai lucrar com isso???? meu não dá nem pra calcular...VPA no minimo é de 100 pila..fácil...governo segurando o papiro pra comprar barato.

49 - Hoot4 vaii comprar toalhas na TEKA e as duas vão bombar com a copa do mundo!

50 - Caiu ? Virei B&H!! Sou investidor...

51 - Não compro VALE5 que é cara, compro MMX que é mais barata

52 - Eu uso gráfico de opções.

53 - Eu uso Fibonacci no gráfico de opções.

....

ainda tem mais para entrar, este post está em constante atualização...

Resposta de Papai Noel a um Sardinha

Resposta do Papai Noel à carta enviada...

      Caro sardinha investidor,

      Recebi com muita felicidade sua carta, pois eu não ria tanto desde que minhas renas dançaram macarena décadas atrás.

      Recomendo que você reveja seus conceitos, o mercado não tem culpa de nada. Se você estava comprado em mundial a 2,00 reais porque não realizou o lucro quando bateu nos 4,00? Ganharia 100% de lucro, será que você não faz ideia do que significa dobrar o capital.

      Além disso, você fez tudo errado, usou metade do patrimônio para um único trade (burrice 1) em um papel altamente arriscado (burrice 2), não realizou nem sequer parte do lucro quando a operação foi a seu favor (burrice 3). Acha que gerenciar risco é apenas usar stop e pronto?

      Quanto as outras, você se deu mal por causa do
teu achismo e por não saber o que tá fazendo, então a culpa é sua. Pensa que teu achismo vai te enriquecer: acorda pra vida. Se em lupa3 era trade, já deveria ter estopado, se era para ser sócio vai olhar o balanço para ver se vale a pena continuar nela, se acha que vale e o mercado bateu nela, escreve uma cartinha para cvm e me esquece.

      Quanto às opções a seco, não vou discutir porque você é quem tá pagando VE pra todo mundo, você só tá servindo para ajudar a aumentar a liquidez. Papai Noel te agradece pois provavelmente eu fui sua contraparte algumas vezes, hoho.

     Além disso, se você não sabia que as opções perdem valor diariamente até mesmo com papel subindo, reclama na carta para a cvm ou vá estudar.

      Quanto a seus pedidos:

     1 - Nem eu que sou o Noel, posso prever o futuro. Se eu tivesse tal lista eu não te passaria, desculpe. Usaria pra mim. Mas, pode comprar qualquer mico, fazendo isso no longo prazo vc vai perder mesmo. 
     2 - Não existe livro sério que estude essa estratégia, tá doido? 
     3 - Vai esperando mesmo e fique de fora. Nesses 3 anos a empresa cresceu que foi uma beleza. Continue esperando...

Se você vai postar isso ou aquilo, eu não dou a mínima pra isso, afinal dificilmente frequentamos os mesmos locais na internet.

Bolsa da China? Hohohoho.. haha.. nem eu que giro o mundo entregando presentes acompanho bolsa do exterior... Hohohohoo...

Bom Natal. 

Esta foi uma resposta à Carta a Papai Noel

Assinem o feed ou o aviso de recebimento por e-mail para saber de novos posts !

domingo, 4 de dezembro de 2011

Ferramenta Retrações de Fibonacci

A partir de hoje está no ar a página de ferramentas do blog Trader Aprendiz. Basta verificar no menu principal acima, o segundo item 'Ferramentas'.

Ferramentas estréia com a Calculadora de Retrações e Expansões de Fibonacci. Aqueles que usam as 'retrações de fibo' para encontrar possíveis pontos de reversão ou correção de tendência, podem usar esta calculadora sem precisar traçar os pontos, ou seja, sem precisar estar com uma ferramenta de análise técnica aberta.

Por exemplo, um investidor com um celular ou tablet, consulta por volta da primeira hora de pregão qual foi a máxima e a mínima do dia e até consegue ver o gráfico para confirmar se a tendência do intraday é de alta ou ou de baixa. Porém, por estar em um dispositivo móvel, ele não dispõe da ferramenta fibonacci encontrada em vários sistemas de análise técnica.

Com nossa calculadora, basta que o investidor insira os valores da máxima e mínima do dia (neste exemplo) nos campos topo e fundo, respectivamente. Ele sabendo qual a tendência, é só clicar no botão correspondente (pivot de alta ou de baixa).

Usem à vontade e compartilhem!

Abaixo dois videos para aqueles que gostam desta ferramenta

 Nature by Numbers

 1.618 Phi, The Golden Ratio