Qual a quantidade ideal de corretoras que devemos ter conta? Ser cliente de mais de uma corretora é uma boa prática?
Estas perguntas fazem parte do rol de questões feitas por todos aqueles que estão iniciando sua vida-além-da-poupança. Entenda porque ter mais de uma corretora NÃO vai te atrapalhar.
Isso mesmo: Não tem problema ter conta aberta em mais de uma corretora.
Todos os ativos que você comprar, passarão a fazer parte do seu patrimônio. Para controlá-los, você deverá ter um plano, saber quais são os objetivos de sua carteira. Por exemplo, ter 40% de ações, 30% em renda fixa e outros 30% em poupança como reserva de emergência.
Seja qual for os percentuais de seu objetivo, não importa se você precisa fazer login em uma conta da única corretora que você é cliente ou se você precisa abrir o site de 2, 3, talvez 4 corretoras. Isso acontece porque o seu controle continuará sendo único. Principalmente, por causa do imposto de renda. Quando chegar a época de declarar seus ativos, você terá que registrar cada um deles no programa da Receita, independente se você possui apenas uma corretora ou várias.
Qual a vantagem de abrir mais de uma conta?
Conforme você for diversificando (lembre-se que isso é a única coisa que te protege de verdade), inserindo novos ativos na sua carteira, você poderá usar o serviço de cada corretora para isso.
Vai comprar títulos públicos? Que tal abrir conta naquela corretora que dá isenção na taxa de administração para tesouro direto. Vai comprar um punhado de ações mensalmente para aumentar sua posição em boas empresas? Que tal usar aquela corretora que cobra preço baixo de corretagem no mercado fracionário?
Vai comprar títulos públicos? Que tal abrir conta naquela corretora que dá isenção na taxa de administração para tesouro direto. Vai comprar um punhado de ações mensalmente para aumentar sua posição em boas empresas? Que tal usar aquela corretora que cobra preço baixo de corretagem no mercado fracionário?
Lembre-se, claro que você não precisa exagerar. Se a sua corretora atual cobra, digamos, 0,1% a.a. de taxa de administração de títulos públicos, não é preciso transferir os títulos para outra que não cobra nada (a não ser que sua carteira de títulos seja realmente enorme, aí tem que fazer as contas).
Transferência de ativos - uma simples "portabilidade"
Se você tem mais de uma conta e decidir transferir ativos de uma para outra, saiba que o processo é muito simples. Basta preencher um formulário informando quais os ativos serão transferidos e entregar (via e-mail) na corretora destino. A "portabilidade" é feita em até 48 horas, sem custos. Isso porque seus ativos, na verdade estão na CBLC, a corretora é apenas o seu "advogado" que irá custodiar sua carteira.
Preocupe-se em planejar a sua carteira em relação a quais ativos você terá e em quais proporções. Essa é a verdadeira questão que o bom investidor (pequeno ou não) deve cuidar.

Muito obrigado pelas dicas!
ResponderExcluirEsta era uma das minhas dúvidas.
Agora, antes de iniciar um investimento vou pesquisar qual corretora é mais indicada para ele.
Parabéns pelo site, o conteúdo é de grande qualidade!
ResponderExcluirObrigado Rogério e Thifacco!
ResponderExcluir