Através do CEI - o investidor pode checar sua custódia de ativos em renda variável sem precisar utilizar o site de sua corretora
![]() |
| fonte: BMF&Bovespa |
O CEI - Canal Eletrônico do Investidor - é um sistema disponibilizado no site da BMF&Bovespa criado para que qualquer investidor possa acompanhar a custódia dos seus ativos negociados em mercados de bolsa. É possível verificar toda a custódia registrada por cada corretora que você possuir conta.
Com o CEI você poderá ver o valor de sua carteira, mas este é não é principal objetivo, já que em renda variável, tal valor irá mudar a cada dia, a cada minuto...
A maior motivação para o uso do CEI é verificar seus ativos direto na Bolsa. Ainda que os sistemas das corretoras sejam bastante confiáveis, com o CEI o investidor terá um local a mais para checar seus ativos.
Este sistema é um canal de acesso rápido que dispensa o uso do home broker. Outra vantagem é a possibilidade de habilitar ou desabilitar o recebimento dos extratos impressos em sua casa e verificar dividendos.
Para utilizar o CEI, siga os passos abaixo:
1 - Vá até o site da BMF&Bovespa
2 - Agora vá até o final da página, próximo ao rodapé e escolha o Agente/Corretora (pelo nome ou pelo código)
3 - Será aberta a tela de login, preencha o código do agente/corretora (se não vier preenchido), seu CPF ou CNPJ e entre com sua senha através do teclado à direita.
Depois clique em "entrar".
No primeiro acesso, o sistema irá fornecer a possibilidade de solicitar a sua senha que será enviada por e-mail ou por carta. Com esta senha em mãos, será necessário fazer a troca após o primeiro login.
4 - Após logar com sucesso, em sua tela principal você poderá ver os detalhes de suas Ações, Fundos (inclusive fundos imobiliários) e Opções. Nesta tela já poderão ser vistos os totais consolidados.
5 - Atenção para o menu "Informativos". Nele é possível verificar extrato dos títulos do Tesouro Direto.
Através do CEI é possível definir a periodicidade do recebimento de avisos de negociação e extratos. Bem como, escolher receber tais informações por e-mail ou impressos direto no seu endereço cadastrado.
Outro serviço muito útil é a possibilidade de checar os proventos pagos e provisionados para o mês atual, desta forma o investidor poderá verificar o valor total de dividendos e juros sobre capital próprio que tem a receber das empresas as quais é sócio até o fechamento do mês.
Mais informações, visite a página do CEI.









Não consegui encontrar a parte de consulta de proventos. Teria como detalhar?
ResponderExcluirBasta ir no menu à esquerda e clicar em Informativos e depois em "Extrato BM&FBovespa"
ResponderExcluir