segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Perdendo Muito? Que Tal Um Psicólogo

Um investidor em renda variável que passa por momentos ruins por longos períodos, perdendo mais do que ganhando, tanto nos seus trades de curto prazo, quanto na seleção de suas ações de longo prazo, talvez possa estar precisando da ajuda de um psicólogo no lugar de um analistas de ações (seja grafista ou fundamentalista), para investir melhor. Isso mesmo, o problema pode ser psicológico.

O estudo de finanças comportamentais foi desenvolvido baseando-se nos fatores psicológicos relacionados aos investimentos. O tema central é a investigação de possíveis interferências de fatores comportamentais e psicológicos nos movimentos dos investidores

Não raro é aquela certeza de que tal ação ou índice irá subir ou cair no outro dia, e quando o movimento é totalmente contrário ao que se espera, alguém diz a famosa frase: "isso não faz sentido, tem algo estranho".



Bem como também não é raro um investidor acertar um movimento e se gabar achando que é o mestre da bolsa, porém quando erra, põe a culpa no mercado, nos investidores estrangeiros, na política, na fase da lua...

Existem duas teses da psicologia que qualquer investidor deveria conhecer:

Teoria da Atribuição - que fala sobre as maneiras pelas quais as pessoas explicam (ou atribuem) as causas dos eventos. Quando aplicada aos investimentos pode explicar porque alguns investidores dão crédito a si mesmos quando saem no lucro nas transações, mas quando perdem colocam a culpa em quaisquer outros fatores externos. O problema é que, se o investidor não for equilibrado irá ter confiança em excesso quando acerta e ficará desmotivado quando erra, reduzindo sua auto-estima. De uma forma ou de outra, suas próximas decisões nos próximos negócios, poderão ser afetadas.

Dissonância Cognitiva - predisposição para ignorarmos o que vai contra nossa opinião. Isto é, o investidor tem a "certeza" que a cotação de determinada ação vai subir nos próximos dias. Ele fez diversas análises e se convenceu daquilo, logo depois surge um dado novo que prove que as análises não estão totalmente certas, porém ele está tão confiante que ignora tal dado novo. Em suma, a confiança excessiva faz com que ele fique cego para tudo à sua volta levando-o até mesmo a negar evidências por mais claras que elas sejam.

Acredito que essas duas teorias quando associadas podem causar um estrago nos negócios. Por isso é importante que o investidor perceba se ele apresenta alguma dessas características e mude.

Sendo assim:

  • Mantenha-se frio, seja nas vitórias, seja nas derrotas. 
  • Não coloque a culpa em fatores externos, o único responsável pelas suas operações é você.
  • Quando acertar, não ache que não precisa mais estudar porque virou mestre. Considere o fato que você pode ter feito uma estratégia ruim que daquela vez, deu certo, mas se repetida no longo prazo te levará à falência

Desta forma, quem não consegue lucros consistentes e regulares na bolsa, ainda que seja um bom analista técnico ou fundamentalista (tanto faz), deve considerar procurar mais sobre o assunto finanças comportamentais e se quiser procurar ajuda profissional, pode ser que não seja de outro analista e sim de um psicólogo.

E você, é autoconfiante ao extremo? Coloca a culpa no mercado quando seus trades dão errado?

Comente.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Perguntas Indiscretas ou Sem Sentido

Existem perguntas no cotidiano que evitamos por algum motivo, tais questões geram desconforto ao serem respondidas. Por exemplo, muitas mulheres não gostam de revelar idade, desta forma não se pergunta isso sem um bom motivo. Assim como salário, uma pessoa precisa ter muita intimidade com outra para, de repente, perguntar quanto ela ganha.

No mercado acontece o mesmo, como investimentos tem a ver com dinheiro, e dinheiro cada um tem o seu, certos detalhes também são do interesse de cada um, veja:

 - Quais as empresas e outros investimentos você tem em carteira?

Acredito que a carteira de investimentos de uma pessoa é de interesse apenas dela. A partir do momento que você sabe quais as empresas ela é sócia, quais imóveis ela é dona e quais produtos de renda fixa ela possui, você conhecerá detalhes de uma parte importante da vida de qualquer um, suas finanças.

Caso alguém não se importe em detalhar tudo ou parte, cabe a ele decidir, então em uma conversa sobre investimentos, não pergunte isso, deixe que ele fale se quiser.

- Quantas ações da empresa tal você tem?

Essa pergunta ainda é pior. Mesmo que você não consiga evitar de perguntar qual empresa alguém possua, talvez por ser seu amigo. NUNCA pergunte quantas ações ele tem. É o mesmo que "quanto dinheiro você tem no banco?". A maioria das pessoas não se sente confortável falar sobre valores que possuem, então, para não ter que ouvir aquela sutil frase "tenho um dinheirinho qualquer" ou "tenho uma coisinha de reserva", é melhor não perguntar.

- A bolsa tá subindo ou tá caindo?

Clássica. Geralmente proferida por pessoas que não investem em renda variável, pois se investisse, mesmo que não olhasse todos os dias, teria uma noção se o momento do mercado é altista, baixista ou indefinido. Isso por si só é incorente:  se o questionador não investe em renda variável, qual o interesse de saber para que lado a bolsa tá indo?
Existe ainda outra ponto importante nesta pergunta, o que o questionador chama de bolsa? O índice? As 10 empresas mais negociadas? As empresas que o indagado possui? Mesmo que o indagado responda que a bolsa tá caindo, isso não diz nada, pois as empresas da carteira dele podem estar todas em alta e o resto do mercado em baixa... bem como, todas as ações que ele opera podem estar em baixa e ele está ganhando, pois está operando vendido (clique aqui para entender).
Particularmente, esta é uma pergunta que não faz muito sentido pra mim.

- E aí? Tá ganhando ou tá perdendo?

O pior desta pergunta nem é a indiscrição do questionador mas sim as dúvidas que ela pode gerar no indagado: "Será que ele quer saber isso porque ele tá torcendo para eu me dar mal?", ou "será que ele tá querendo pedir um dinheiro emprestado e só fará isso se eu disser que tô no lucro?", ou "será que se eu disser que estou perdendo ele vai sair por aí usando meu nome como exemplo do porque não entrar na bolsa?" ou "o contrário?".
Fora o fato que ganhar e perder andam lado a lado no mercado, afinal é renda variável e não renda fixa. Outro fator é que se o indagado usa a bolsa apenas para ser sócio de empresas e não faz trades, ganhos e perdas vão depender de desempenho das empresas, etc. Coisas que não daria para explicar com uma simples resposta

- Como assim você não conhece MERD S.A. ?

Assim como um funcionário de livraria não é obrigado a ter lido todos os livros que tem na loja e nem um profissional de informática é obrigado a ter usado todos os softwares que existem, um investidor não tem obrigação de conhecer todas as empresas listadas na bolsa. Portanto, é importante evitar o espanto quando alguém lhe disser que não conhece determinada empresa, qualquer que seja ela.

E você, lembra de mais alguma perguntinha indiscreta ou sem sentido? Comente !


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Caçadores de Micos

Novo ano começando, alguns dizem que é início de um novo ciclo, etc. Então, um texto para começar o ano mostrando como é a trajetória daqueles que entram na bolsa achando que vão ficar ricos de um dia para o outro sem saber o que estão fazendo.

Geralmente aqueles que investem desta forma acabam virando caçadores de micos que "vão bombar", acabam repetindo as grandes frases de sardinhas operando sem estratégia e consequentemente, sua sobrevivência no mercado não costuma chegar nem há 1 ano.


Abaixo a reprodução do post que resume a forma de investir daqueles que estão perdidos na bolsa. É de autoria do nosso amigo Bastter e foi publicado em seu perfil no facebook:

A Trajetória do sardinha deslumbrado na bolsa
1 - Não tem a mínima idéia do que seja bolsa ou renda variável e não tá afim de estudar afinal é esperto
2 - Resolve frequentar um fórum de bolsa
3 - Lá ta um histerismo que a ação MERD4 vai bombar
4 - MERD4 ta 0,13 e os analistas, gurus de fórum, etc estimam que vá no minimo a 2,30 em duas semanas
5 - Compra 1000 reais de MERD4

6 - Não planeja nada, não sabe o que ta fazendo, não sabe nem o que MERD4 produz, não tem plano, não tem alvo de lucro, não tem stop, não tem nada
7 - MERD4 vai a 0,23 e sai um boato que a APPLE vai comprar MERD4
8 - Coloca mais 10.000 reais em MERD4
9 - MERD4 vai a 0,55 e o Sardinha deslumbrado sem plano ta ganhando um dinheirão mas como só interessa ficar rico em um trade, ao invés de realizar o lucro ele coloca mais
10 - Vende a Casa, pega dinheiro emprestado, vende a mulher e os filhos e coloca tudo em Termos de MERD4
11 - MERD4 vai a 0,79 e Sardinha deslumbrado ta ganhando de montão mas ainda assim não realiza porque já largou o emprego para viver de MERD4 então tem de ganhar nesse trade para nunca mais trabalhar.
12 - Sai um boato que MERD4 vai entrar para o IBOV
13 - MERD4 cai para 0,65
14 - Não tem problema é apenas uma realização saudável
15 - MERD4 cai para 0,58 a ainda dá para sair no lucro mas como sardinha deslumbrada tava ganhando muito mais não vai sair agora
16 - MERD4 cai para 0,43 e ainda da para sair no zero a zero mas isso sardinha deslumbrada não quer e aliás ele não tem isso no planejamento, o único plano dele é ficar rico neste trade.
17 - MERD4 cai para 0,30 - Assim não pode, assim não dá, isso é manipulação dos Tubas! Mas a mim eles não vão pegar. A este preço eu não vendo! Depois vão comer na minha mão quando voltar a subir! Não sou otário de vender a estes preços.
18 - MERD4 cai a 0,25 e Sardinha deslumbrada não tem mais margem então a corretora zera os termos e todas as operações alavancadas sobrando só a parte comprada na ação.
19 - MERD4 cai a 0,17 mas não tem problema porque agora sou investidor e a empresa é muito boa.
20 - Sai uma notícia que MERD4 não produz nada há 18 anos, é apenas uma CNPJ e seus donos estão presos no Paquistão.
21 - MERD4 cai a 0,08.
22 - Sardinha deslumbrada diz, agora não vendo mais, vão morrer comigo!
23 - Sai uma noticia que MERD4 vai ser reestruturada, com nova direção e trabalhar em um novo segmento do mercado.
24 - Sardinha deslumbrada fica exultante com a notícia, o histerismo no fórum volta então ele resolve pegar sua ultima reserva e fazer PM
25 - MERD4 dá uma puxada até 0,30 e Sardinha Deslumbrada pode sair no lucro na ação mas quer recuperar o prejuízo dos termos então não sai, alem do mais com a reestruturação da empresa o céu é o limite!
26 - MERD4 cai para 0,22
27 - Tão derrubando para comprar mais barato. Os tubas só souberam agora da resstruturação então eles estão derrubando para comprar de montão mais barato e depois o papel vai disparar
28 - MERD4 cai para 0,15
29 - Começou a roubalheira de novo!
30 - Sardinha deslumbrada se junta com um grupo de amigos do fórum histérico e desenvolvem uma estratégia infalível para o papel subir que é convencer a todos a tirar as ordens de venda da pedra para ferrar com os Tubas.
31 - MERD4 cai a 0,07
32 - Agora sou Holder, nem olho mais a cotação!
33 - MERD4 vai a 0,03
34 - A CVM não vai fazer nada não????
35 - MERD4 vai a 0,02 de onde não sai nunca mais.
36 - Sai notícia que o Banco FUIMASNÃOVOLTEI vai aumentar sua participação na empresa
37 - CVM abre investigação sobre as operações com a empresa
38 - MERD4 está em um canal entre 0,02 e 0,03. Analistas Técnicos do Fórum Histérico traçam um FIBO que projeta o papel a 38 reais.
39 - Sardinha deslumbrado estuda alternativas para recuperar o prejuízo
40 - depois de muito pensar, decide pela melhor estrategia:

Recuperar o prejuízo que teve em MERD4, comprando BOST3

Agora Vai!
____________________________________________
Texto original: Mauricio Hissa (o Bastter).