quinta-feira, 31 de maio de 2012

Esqueça Rolagem

Quem começa a fazer venda coberta de opção sem um método definido, sem um plano, acaba inventando uma forma de tentar se safar do prejuízo em vez de assumi-lo e stopar a venda.

O nome que deram para isso foi "rolagem". 

Isto é, o cara vende uma opção por 0,40 cents. Aí ela vai a 1,20. Em vez de ele zerar e assumir o prejuízo e analisar onde errou para não fazer o mesmo na próxima venda, ele recompra e imediatamente já vende outra opção da série seguinte, por uns 1,50.

Ele acha que está no lucro:

sábado, 26 de maio de 2012

Um Guia para Investir

Em breve, uma entrevista com Cristian Tetzner, autor do mais novo guia sobre investimentos publicado no Brasil. Aguarde!
Enquanto isso, conheça o livro:


Os Segredos de um Investidor de Sucesso
Cristian Tetzner

300 páginas de Ações, FII´s, Hedge, TradeSystem, Gestão de Carteira e muito mais!
http://www.bookess.com/read/12523-os-segredos-de-um-investidor-de-sucesso/A cada novo dia, mais e mais pessoas iniciam sua aventura rumo à independência financeira, utilizando a renda variável sem o preparo adequado. 

Essa falta de preparo conduzirá a maioria para fora do jogo, sem grande espanto, antes mesmo de terem conhecido uma breve prosperidade.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O Caso Facebook


Muito tem se falado sobre a queda das cotações do Facebook.inc (NASDAQ:FB) logo depois de ter aberto capital. O famoso IPO (oferta pública de ações) do Facebook, acabou virando motivo de piada para muitos, já que suas ações foram vendidas inicialmente acima dos 40 dólares e hoje fecharam a 33,03.

Já saiu até notícia de que investidores estariam querendo abrir processo por se sentirem enganados.

Vamos ao que interessa, seja Facebook, ou qualquer outra empresa:

NÃO vale à pena entrar em IPOs:

1 - Se você não entrar no IPO, isso não te impedirá de comprar a ação em qualquer outro dia. Pra que sair correndo na frente, isso não é uma maratona.

domingo, 20 de maio de 2012

Deixe a Política Fora da Bolsa

Costumo dizer que:
- Empresas boas sobrevivem à qualquer governo
- Empresas ruins quebram em qualquer governo

Ou seja, quando você decide ser sócio de uma empresa, o que importa mesmo são os resultados dela. Perder tempo criticando a competência (ou a falta dela) de gerenciar uma empresa não irá deixa-lo mais rico. O que irá aumentar seu patrimônio é ser sócio de empresa que dá lucro.

Se uma empresa tem gerência direta do governo e você detesta isso, simplesmente não seja sócio. Mas leve em conta o fato que a grande maioria das empresas grandes tem alguma participação direta ou indireta do governo, seja através de fundos de pensão, ou do BNDES, etc. Se pesquisar a fundo, olhar a composição societária, é bem capaz de você ter que investir apenas em small caps se quiser evitar totalmente qualquer participação pública.

sábado, 12 de maio de 2012

Dados Isolados Não Importam

Quando um investidor decide formar uma carteira de longo prazo, ele tem em mãos diferentes dados para fazer suas análises e verificar se as empresas que ele deseja ser sócio realmente devem entrar para o seu portfolio.
Alguns dos dados mais comentados tanto por iniciantes quanto por profissionais são preço atual da ação, receita da empresa, a relação preço/lucro, o valor patrimonial por ação e a taxa de distribuição de dividendos.
Todos esses e outros, geralmente são interpretados de forma errada. 

Existem investidores que olham para uma empresa que tem uma receita gigantesca e já acham que é lucro certo porque ela vende muito, outros acreditam que somente ter altos dividendos bastam para que a empresa seja a ideal. Há os que olham apenas para o famoso P/L, determinam um valor e pronto: "com P/L abaixo de 10 eu entro forte".

Infelizmente não é tão simples assim, dados isolados não importam para a análise. Os dados acima, por exemplo, quando analisados isoladamente podem até levar o investidor a escolher empresas ruins:

- Preço:
O preço sozinho não quer dizer nada, só porque determinada empresa custava 12 reais há 3 anos atrás, não significa que por estar custando 4 reais agora, é hora de comprar. Nesses 3 anos tudo pode ter acontecido, a empresa pode ter duplicado suas dívidas, pode estar dando prejuízo. Se olhar apenas o preço da ação negociado atualmente, correrá o risco de comprar lixo.