Já falei uma vez no facebook, sou um Investidor Genérico Sem Rótulo!
Há uma ideia colocada por algumas pessoas de que você tem que escolher entre ser fundamentalista ou grafista, e só assim você poderia ter sucesso na bolsa. Outros ainda dizem que se você não puder ser um dos dois, então você tem que virar especialista em renda fixa ou em imóveis e só assim você poderia investir em alguma coisa.
Felizmente não é assim. Não faz o menor sentido alguém tomar para si algum rótulo ao investir. Dizer que é um fundamentalista, ou dizer que é um grafista, etc. Você pode usar uma ferramenta e não usar outra, mas isso não significa que deverá se considerar dentro de uma categoria, já que a qualquer momento que desejar poderá usar ambas, bem como investir em tudo que tiver vontade de aprender.
Certamente não é preciso explicar aqui que fundamentalistas olham dados das empresas e grafistas olham para os gráficos dos preços. Mas é importante salientar que você pode ser as duas coisas. É importante que as pessoas tenham noção de que fundamentos e gráficos não se comparam, são apenas diferentes e usados para coisas diferentes: