Existe uma "bolha" especulativa de imóveis no Brasil?
O IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - publicou um interessante estudo entitulado "Existe Bolha no Mercado Imobiliário Brasileiro?".
Este é um dos assuntos mais polêmicos no Brasil atualmente. Muitos se perguntam todos os dias se vale à pena comprar imóveis com preços praticados atualmente.
Particularmente, tenho a opinião de que, se o imóvel é para morar, se a pessoa pode pagar e se ela vai se sentir confortável, o preço deixa de ser o fator mais importante.
Mas e para aqueles que querem investir? Comprar com objetivo de obter lucro (trade com imóveis), ou mesmo comprar para alugar (obter renda), será que vale à pena pagar qualquer preço ou aguardar a "tal bolha" estourar?
Por outro lado, aguardar pode ser ruim, pois a tão esperada queda brusca de preços pode levar anos para vir (ou nem acontecer) e o investidor acaba deixando de aumentar seu patrimônio, com esse belo ativo que são os imóveis.
Voltando ao estudo em questão, este é assinado pelos economistas Mario Jorge Mendonça e Adolfo Sachsida, veja a sinopse retirada da obra:
"Este estudo tem por objetivo avaliar a possibilidade de existência de “bolha” especulativa no mercado imobiliário brasileiro. Para tanto, estudou-se e empregou-se diversas metodologias, tanto em nível microeconômico quanto em nível macroeconômico.
De maneira geral, os resultados apontam para a possibilidade concreta de existência de uma bolha no mercado de imóveis no Brasil. De maneira objetiva, a Teoria Austríaca do Ciclo Econômico (Tace), reforçada por técnicas estatísticas, fornece uma base teórica sólida para apontar o governo federal, por meio de suas políticas fiscais e de estímulo ao crédito, como o principal responsável pelo surgimento desta bolha.
A insistência do governo em aquecer ainda mais um mercado imobiliário já aquecido só tende a piorar o resultado final."
O estudo completo pode ser baixado no formato PDF.
Para fazer o donwload, visite a página de apresentação do estudo dentro do site do IPEA.
Conheça os autores:
E você, acredita que há uma bolha imobiliária no Brasil prestes a estourar?