segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Renda Passiva: O Objetivo Final

Renda Passiva é o objetivo da formação de patrimônio para o investidor chegar à independência financeira e consequentemente à uma aposentadoria tranquila


A estrada a ser percorrida para a renda passiva, é longa mas vale a pena
Sempre que se fala em investimentos, muitos pensam que o foco do investidor é apenas guardar dinheiro sem um objetivo definido. Ou então, pensam em um objetivo limitado como a compra de um carro, uma viagem ou a compra de um imóvel.

Porém, o conceito de investir para formar patrimônio é muito mais amplo. Ele remete à independência financeira.

A grande motivação é investir com consciência, com regularidade e, comprar ativos de qualidade. O fim da jornada é a possibilidade de usar estes ativos para receber renda passiva no futuro e ter uma aposentadoria tranquila.
Por renda passiva, entende-se como o recebimento de proventos sem a necessidade de trabalhar para tal. Ou seja, parar de trabalhar pelo dinheiro e fazer o dinheiro trabalhar por nós.

É óbvio que ninguém é obrigado a ficar em casa sem fazer nada, pode-se continuar a ter uma atividade profissional só que sem a preocupação de receber um salário no final do mês. O sonho de poder trabalhar apenas naquilo que gosta e quando se tem vontade.

Mas para isso é necessário que seus ativos rendam o montante que lhe sirva para pagar todas as suas contas fixas, suas contas de lazer e ainda sobrar um pouco para ser reaplicado para que o recurso principal não diminua.

Quando falamos de proventos advindos da renda variável, eles podem ser dividendos, juros sobre capital próprio, renda de ações alugadas, e a própria venda de uma pequena parte das ações da carteira. Em relação à renda fixa, entram os rendimentos de cupons de títulos públicos, rendimentos de poupança CDB's, etc. E claro, não deixemos e fora a renda de aluguel de imóveis.

Junta-se tudo isso e tem-se a renda passiva!

Por isso é tão importante se preocupar em comprar apenas ativos de qualidade, como por exemplo, não perder tempo com ações de empresas que não dão lucro. Somente tais ativos acumulados ao longo do tempo, poderão se tornar fonte de renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário