Antes de tudo, já vou logo avisando que minha opinião abaixo NÃO é pelo fato de ser com a Petrobras, enquanto ocorrem essas quedas fortes em suas cotações.
Bem como não tem nada a ver com nacionalismo ou algo parecido... Mas sim com a tentativa de ajudar os iniciantes como sempre fazemos aqui neste blog.
Li nos jornais uma notícia sobre uma ação na justiça americana que vários fundos dos EUA (inclusive com participação de fundos brasileiros) estão movendo contra a Petrobras.
O que mais me impressiona é o motivo colocado:
"A ação busca indenização pelos prejuízos com a desvalorização dos ADRs (...)"
Há quem diga que existem danos previstos nas leis americanas. E daí?
A principal questão é simples: De quem é a culpa?
Então é assim? Você entra comprando ações (ou ADRs) de uma empresa, se ela valoriza, você comemora, se desvaloriza, você entra na justiça?
Então nunca perde?
Sinceramente, uma coisa que percebo é que sardinha não tem tamanho, pode ser aquele cara que colocou sua poupança de 5 mil reais como pode ser aquele fundo que colocou milhões de dólares. Não importa, sardinha que é sardinha é assim, não sabe perder e não sabe reconhecer seu erro.
Ambição e falta de gerenciamento de risco são uma desgraça mesmo...
Finalmente, entrar com ação na justiça para que? Conseguir indenização? Esquece.
Quando você compra uma ação, ela pode subir, cair ou ficar de lado. Todo mundo sabe disso ANTES de comprar. Podem até tentar colocar alguém na cadeia "porque ele te enganou". Fora isso, vejo uma prova de que as pessoas não tem gerenciamento de risco e acham que vão ganhar sempre.
Então mais uma vez, está na hora do pequeno investidor entender que se
ele não se afastar da manada e dos pensamentos de manada, ele nunca vai
conseguir formar um patrimônio. Simples assim.

